Apartamentos compactos: 5 dicas para otimizar os espaços da sua casa

Fazer um bom projeto arquitetônico e de decoração é fundamental para otimizar os cômodos de uma residência, principalmente quando estamos falando de apartamentos compactos. Ao contrário do que muitos pensam, fatores como a disposição dos móveis e as cores escolhidas para cada ambiente podem afetar (e muito) a funcionalidade da sua casa. Pensando nisso, listamos algumas dicas para que você possa aproveitar ao máximo o espaço disponível em seu apartamento. Confira!

1) Use e abuse da marcenaria de forma inteligente

Um dos maiores problemas enfrentados por aqueles que moram ou estão para se mudar para um apartamento compacto é fazer caber muitas coisas em pouco espaço, sem deixá-lo desorganizado e visualmente poluído. No entanto, este problema é facilmente solucionado com um projeto bem elaborado, juntamente com o trabalho de um bom marceneiro ou uma boa loja parceira não. Aqui vai a nossa dica para aqueles que planejam se mudar ou reformar o seu apartamento:  pense em tudo aquilo que você deseja acomodar em cada ambiente, expresse essas vontades para o seu arquiteto e, juntos, pensem no mobiliário ideal para atender a sua necessidade.

Daí, conte com a assistência de um bom parceiro profissional (seja loja ou marcenaria) para fazer os armários, gavetas e prateleiras do seu apartamento sob medida, nas dimensões certas e de forma a otimizar ao máximo a capacidade de cada cômodo. Assim, você estará garantindo que terá espaço suficiente para guardar todas as suas coisas da maneira mais funcional e harmônica possível!

Lembre-se: os cômodos que demandam maior atenção na hora de se fazer um projeto de marcenaria são a cozinha e os banheiros. Isso porque são espaços que, geralmente, requerem o armazenamento de muitos utensílios, e o espaço nem sempre é proporcional.

Cozinha de apartamento pequeno realizada pela equipe renata basques. Repare na utilização do espaço abaixo da bancada para armazenar os utensílios domésticos.

2) Pense na horizontal

Usar móveis com dimensões longitudinais ajuda a criar no espaço uma ideia de amplitude. No caso de apartamentos compactos, é altamente recomendável que você pense sempre em linhas horizontais na hora de investir em móveis e objetos decorativos. Por exemplo, o uso de sofás compridos é uma ótima ideia para tornar a sala maior.

Pense em linhas horizontais para Apartamentos Pequenos

3) Integre Ambientes

Você com certeza já ouviu falar de cozinha americana, certo? Esse modelo de cozinha é feito em torno da integração de ambientes, que nada mais é do que remover as paredes divisórias e unir dois espaços, tornando-os um só. Esse truque é muito usado entre os arquitetos, pois pode dar uma maior funcionalidade ao ambiente e ainda cria uma impressão visual de amplitude.

Apartamento com projeto realizado pelo time Renata Basques Arquitetura., incluindo cozinha americana e otimização do espaço.

4) Cuidado com o mobiliário escuro!

Caso não sejam bem utilizados, os tons escuros podem acabar diminuindo o espaço na decoração de apartamentos compactos. Por isso, a nossa dica para não errar é usar tons claros para a sua mobília.

5) Contrate um Arquiteto com experiência em Apartamentos pequenos

Muitas pessoas optam por fazer a decoração do seu apartamento sozinhas e, ao não gostar do resultado obtido, contratam um arquiteto. Embora isso seja uma prática comum, você acaba tendo um gasto maior, tendo em vista que o arquiteto pode optar por não utilizar determinados itens que você comprou anteriormente. Nós temos vasta experiência em projetos de apartamentos compactos, podendo assim, instruir nossos clientes a soluções mais práticas e econômicas, de acordo com as opções disponíveis no mercado.

Saiba escolher sua solução arquitetônica de forma inteligente

  • Casais recém casados são pessoas que, geralmente, precisam ganhar espaço no novo apartamento. Isso porque costumam ganhar muitos presentes de casamento e, na casa nova, não há espaço para armazenar tudo aquilo. Por isso, é importante que o arquiteto avalie o espaço existente e adeque-o à realidade dos moradores. Isso mostra a importância de uma visita presencial do arquiteto ao local, tendo em vista que fotografias muitas vezes não retratam as reais dimensões do lugar. No Renata Basques Arquitetura, visitamos pessoalmente o espaço de cada cliente antes de fornecer um orçamento. Nós queremos te conhecer melhor antes de trabalhar para você!

  • Procure soluções inovadoras no mercado. O seu arquiteto provavelmente fará isso para você, mas, peça para que ele ofereça soluções inovadoras e modernas. Afinal, sabemos que a tendência de ambientes menores vêm, cada vez mais, tomando espaço nos lares brasileiros. Por isso, existem diversas soluções de mobília, utensílios e complementos para atender a esse tipo de moradia. Para banheiros, por exemplo, já estão disponíveis muitas cubas que se encaixam em bancadas menores, sem torná-las desproporcionais.

Na prática: apartamento compacto que cabe tudo (e mais um pouco!)

Fizemos esse projeto em um apartamento de dimensões reduzidas, localizado em Belo Horizonte. Aqui, otimizamos os espaços através da criação de armários e um móvel com desenho diferenciado na sala, com a função de armazenar louças, presentes de casamento e outros objetos que não era possível instalar na cozinha.

 

E aí, gostaram? Clique aqui para conhecer mais das soluções arquitetônicas e de design de interiores do Renata Basques Arquitetura! Estamos dispostos a desenvolver o projeto ideal para o seu espaço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

cinco + 2 =

× Como podemos te ajudar?

Quer receber nossas novidades?

Deixe seu email e faça parte da nossa lista VIP para receber
todas as nossas novidades