Reforma da casa: Por onde devo começar?

Reformar a casa ou apartamento é um objetivo comum entre muitas pessoas. Afinal, quem não deseja transformar o seu imóvel na moradia dos sonhos?

No entanto, sabemos que para tirar esse sonho do papel, colocando-o em prática da melhor maneira, é necessário elaborar um planejamento cuidadoso da reforma. Caso contrário, as chances de enfrentar problemas inesperados são muito altas. São tantas as coisas a se considerar que, a maioria das pessoas que decide reformar sua casa, acaba ficando perdida quanto a como proceder ou ao que devem fazer primeiro.

Se você compartilha dessa insegurança, não se preocupe! Neste post, você pode conferir algumas dicas que irão te orientar na hora da tão esperada reforma, seja ela qual for. Confira os tópicos abaixo e mãos à obra!

  • Tenha os seus objetivos em mente

Ao decidir reformar sua casa, você deve saber com clareza o que quer do projeto. Quais foram as principais motivações que te levaram a tomar essa decisão? Os objetivos de cada reforma podem variar muito de pessoa para pessoa. Alguns buscam a modernização de um espaço, outros querem deixá-lo mais a “sua cara” e há até mesmo aqueles que desejam algo específico, como fazer uma área de lazer ou estudos.

Ter os seus objetivos em mente é fundamental para moldar o projeto. Quanto mais certo você estiver, melhor será a solução criativa! Por isso, pense bem sobre o que você espera, busque referências e converse com especialistas antes de planejar a sua reforma.

  • Saiba quais as prioridades da reforma

Após definir os seus objetivos, chega a hora de estabelecer quais as prioridades de determinada reforma. Uma dica para tornar essa etapa mais fácil é fazer uma lista com tudo que você considera essencial que seja concretizado durante a obra.

Estabelecer prioridades é fundamental para que você saiba por onde começar, o que é mais importante no momento e o que pode esperar mais um pouco. Não é raro que, ao fazer uma reforma, você fique empolgado e tenha cada vez mais ideias para incrementar o resultado final. Mas, com essa lista, você será capaz de desenvolver um projeto que corresponda às suas maiores expectativas, sem sair do orçamento planejado.

  • Conte com a assistência de um arquiteto

A contratação de um arquiteto é fundamental para otimizar o planejamento da reforma e o andamento da obra em si. Contando com a ajuda de um profissional de confiança, você terá toda a orientação que precisa para iniciar qualquer projeto, saber o que precisa fazer e quanto precisará investir.

O trabalho do arquiteto começa no desenvolvimento de um planejamento personalizado, feito especialmente para atender aos seus objetivos e expectativas, sempre respeitando o orçamento estipulado. Esse planejamento irá otimizar custos e tornar a reforma mais viável, à medida que evita gastos desnecessários e problemas durante a obra. Além disso, o arquiteto ainda irá prestar toda a assistência durante a reforma, que vai desde a instalação elétrica até a escolha de móveis e decoração.

E aí, planejando começar 2023 com a reforma dos seus sonhos? Conte com a assessoria do Renata Basques Design de Interiores e Arquitetura! Com mais de 20 anos de experiência no ramo, desenvolvemos projetos completos e personalizados, para se adequar a sua necessidade da melhor maneira! Clique aqui e saiba mais! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

dois + onze =

× Como podemos te ajudar?

Quer receber nossas novidades?

Deixe seu email e faça parte da nossa lista VIP para receber
todas as nossas novidades